Atualmente, diversos setores da indústria, comércio e serviços estão tentando utilizar novos materiais e tecnologias para aumentar a produção, qualidade, eficiência, segurança e proteção à saúde em geral. O surgimento do aço inoxidável é um exemplo dessa revolução, que ocorreu há muito tempo.
Os primeiros trabalhos para melhorar a resistência à oxidação de ligas de ferro datam de meados do século XIX. Mas mesmo depois de muitos anos de existência, existem muitas dúvidas sobre as propriedades do aço inoxidável e principalmente sobre a diferença entre aço carbono e aço inoxidável.
O aço inoxidável contém ferro, carbono, cromo, titânio e outros elementos. O aço carbono, por outro lado, é composto principalmente de ferro e carbono. E essa é a diferença na prática, sim, uma grande diferença, porque todas as propriedades de uso e conservação são determinadas pela sua composição. Portanto, a principal diferença é que o aço inoxidável tem uma resistência muito maior à ferrugem e à corrosão do que o aço carbono.
A desvantagem da ferrugem é que ela é propensa à contaminação. Por esta razão, o aço inoxidável é utilizado principalmente na produção alimentar, farmacêutica, química, cosmética e laboratorial. Também é conhecido como material inerte. Isso significa que não altera a cor, cheiro ou sabor dos alimentos, mantendo uma ampla faixa de temperatura. No entanto, é importante observar que a manutenção frequente, como a limpeza, é recomendada. para aço inoxidável para reduzir danos e acúmulo de sujeira, aumentando a vida útil e a funcionalidade do material.